domingo, 26 de agosto de 2007

Mode ressurreição e segundo Adão!

"Mas dirá alguém, como ressuscitam os mortos? Com que corpo voltam? Insensato! O que semeias não readquire vida a não ser que morra. E o que semeias não é o corpo da futura planta que deve nascer, mas um simples grão de trigo ou de qualquer outra espécie. A seguir, Deus lhe dá o corpo que como quer; a cada uma das sementes ele dá o corpo que lhe é próprio.
Nenhuma carne é igual às outras, mas uma é a carne dos homens, outra a carne dos quadrúpedes, outra as dos pássaros, outra a dos peixes. Há corpos celestes e há corpos terrestres. ...
...
O mesmo se dá com a ressurreição dos mortos; semeado desprezível, ressuscita reluzente de glória; semeado fraqueza, ressuscita cheio de força; semeado corpo psíquico, ressuscita corpo espiritual.
Se há um corpo psíquico, há também um corpo espiritual. Assim está escrito: o primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente, o último Adão tornou-se espírito que dá a vida. Primeiro foi feito não o que é espiritual, mas o que é psíquico; o que é espiritual vem depois. O primeiro homem tirado da terra, é terrestre. O segundo homem vem do céu. Qual o homem terrestre, tais são também os terrestres. Qual foi o homem celeste, tais serão os celestes. E, assim como trouxemos a imagem do homem terrestre, assim também traremos a imagem do homem celeste.
Digo-vos irmãos: a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus. nem a corrupção herdar a incorruptibilidade. Eis que vos dou a conhecer um mistério: nem todos morreremos, mas todos seremos transformados, num instante, num abrir e fechar de olhos, ao som da trombeta final; sim, a trombeta tocará, e os mortos ressurgirão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Com efeito, é necessário que este ser corruptível revista a incorruptibilidade e que este ser mortal revista a imortalidade." (I Cor, 15, 35...53)

Nenhum comentário: